Seminários interativos: diálogo entre os conteúdos conceituais e os contextos de vida dos educandos da eja
Leonardo Augusto Gonçalves Ferreira, Adelson Fernandes Moreira

Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar
Alessandra Aparecida Viveiro, Renato Eugênio da Silva Diniz

Este artigo relata uma prática educativa denominada Seminários Interativos desenvolvida na educação de jovens e adultos em uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte. Apresenta-se o histórico de surgimento dessa prática que resultou na superação de uma proposta curricular de Ciências e Biologia linear, rígida e fundada na transmissão de conhecimentos. O relato apresenta a dinâmica de desenvolvimento dos Seminários Interativos descrevendo-se suas etapas: deflagração da pesquisa, proposição temática, desenvolvimento do projeto, apresentação pública dos resultados e avaliação final. Na seção de conclusão antecipamos dados de uma pesquisa, em andamento, cujo objetivo é identificar a percepção dos educandos jovens e adultos sobre o significado dessa experiência em sua educação científica.

home