Analisando a autonomia do professor na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Química
Leandro Henrique Wesolowski Tavares

Evolucionismo versus criacionismo no ensino de ciências: para além das controvérsias entre ciência e religião
Júlio César Castilho Razera

 

Evolucionismo e criacionismo são temas que geram muitas discussões, mas com prevalência no embate entre ciência e religião. No entanto, essa não é a única linha de discussão possível, pois há outros aspectos subjacentes à controvérsia de ambas - não menos importantes - que também extrapolam para o âmbito das escolas e são merecedores de atenção, especialmente no ensino de Ciências. Tomando-se como inspiração a citação de Paulo Freire, além de indicar no próprio título deste ensaio os objetivos básicos de nossos propósitos, apresentamos inicialmente um breve recorte sobre as divergências entre evolucionistas e criacionistas e, posteriormente, algumas possíveis conseqüências pedagógicas que se colocam para além das controvérsias científicoreligiosas. Nesse intuito, deslocamos intencionalmente o pano de fundo dos nossos argumentos para a formação moral laica dos alunos, tendo-se como referencial os estudos e princípios sociomorais de Piaget, Kohlberg e Habermas.

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