Analisando a autonomia do professor na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Química
Leandro Henrique Wesolowski Tavares

Evolucionismo versus criacionismo no ensino de ciências: para além das controvérsias entre ciência e religião
Júlio César Castilho Razera

 

Presenciamos a criação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em 2008, uma proposta que abrange os Ensinos Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio das escolas estaduais paulistas. Assim, buscamos entender, via leitura e reflexão da proposta, o que o documento propõe no que se refere à ação pedagógica a ser desenvolvida pelos professores. Esse trabalho orientou-se por revisão bibliográfica, leitura e reflexão da Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulo. O documentou diminui o papel do professor enquanto estruturador da sua prática pedagógica, uma vez que deverá trabalhar com uma apostila fechada, impossibilitando-o de selecionar e organizar os conhecimentos científicos que acredita serem imprescindíveis aos seus alunos.

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