Analisando a autonomia do professor na
nova Proposta Curricular do Estado de São
Paulo para o Ensino de Química
Leandro Henrique Wesolowski Tavares
Evolucionismo versus criacionismo no
ensino de ciências: para além das
controvérsias entre ciência e religião
Júlio César Castilho Razera
Presenciamos a criação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em 2008, uma proposta que abrange os Ensinos Fundamental (5ª a 8ª séries) e Médio das escolas estaduais paulistas. Assim, buscamos entender, via leitura e reflexão da proposta, o que o documento propõe no que se refere à ação pedagógica a ser desenvolvida pelos professores. Esse trabalho orientou-se por revisão bibliográfica, leitura e reflexão da Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulo. O documentou diminui o papel do professor enquanto estruturador da sua prática pedagógica, uma vez que deverá trabalhar com uma apostila fechada, impossibilitando-o de selecionar e organizar os conhecimentos científicos que acredita serem imprescindíveis aos seus alunos.