O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
EM AULAS DE BOTÂNICA: UMA
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA
NA PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Amélia Fernandes de Souza
Guadalupe Edilma Licona de Macedo
Julio Cesár Castilho Razera

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE
PESQUISA

Alessandra Aparecida Viveiro
Maria Cristina de Senzi Zancul

 

O texto tem como objetivo relatar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (ECiEA), nos âmbitos ensino, pesquisa e extensão. Ligado a duas universidades públicas do Estado de São Paulo, o ECiEA tem como membros pesquisadores, alunos de Graduação e Pós-Graduação e professores da Educação Básica de diferentes áreas do conhecimento. As ações realizadas pelo Grupo buscam contemplar aspectos de uma educação problematizadora, da comunicação dialógica e da construção da autonomia do sujeito, em uma perspectiva freireana.

home