O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
EM AULAS DE BOTÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA
NA PERSPECTIVA TEÓRICA VIGOTSKIANA

Amélia Fernandes de Souza
Guadalupe Edilma Licona de Macedo
Julio Cesár Castilho Razera

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DE UM GRUPO DE
PESQUISA

Alessandra Aparecida Viveiro
Maria Cristina de Senzi Zancul

 

Este artigo refere-se a um relato de experiência didática realizada com a participação de estudantes do ensino médio de uma escola pública, na qual utilizamos a construção de histórias em quadrinhos em aulas de conteúdos de botânica. A perspectiva teórica de Vigotski subsidiou o planejamento e os procedimentos da estratégia didática. Os critérios de análise levaram em consideração estes aspectos extraídos da dimensão pedagógica das histórias em quadrinhos e/ou das perspectivas teóricas vigotskianas: motivação; criatividade; humor; compreensão e relação de conceitos botânicos; implicações pedagógicas dos recursos semióticos verbais e visuais utilizados; mobilizações dos processos de linguagem. Em nossa experiência evidenciamos duas diferentes dimensões: (i) uma potencializadora com perfil que se aproxima das perspectivas teóricas vigotskianas para o processo de aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos de botânica e (ii) uma que se configura por problemas que não se resolvem somente por tentativas esporádicas de inovação ou de um trabalho estratégico diferenciado e teoricamente fundamentado.

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