ESTUDO DE FORMAS GEOMÉTRICAS EM FRUTAS: UMA PRÁTICA UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA
Janaina de Ramos Ziegler,
Marli Teresinha Quartieri,
Eniz Conceição de Oliveira

 

 

Este artigo resulta de uma prática pedagógica desenvolvida a partir da proposta apresentada à disciplina de Pesquisa e Estágio Supervisionado do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário Univates. O objetivo foi utilizar a metodologia da Modelagem Matemática para o estudo da geometria espacial com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular. O estudo traz como aporte teórico ideias de Bassanezi (2011), Barbosa (2001) e Biembengut e Hein (2011). O problema de pesquisa consistia em determinar o volume da parte comestível de frutas, selecionadas pelos estudantes. Para isso, primeiramente os alunos as cortaram e mediram-nas, de modo que estas pudessem ser comparadas com sólidos geométricos. Em seguida, confeccionaram textos e apresentaram seus resultados à turma. Com essa atividade, pode-se observar o comprometimento dos educandos no desenvolvimento das tarefas e também a compreensão dos conceitos geométricos utilizados. O trabalho se refere contexto relacionado ao ensino de ciências como, por exemplo, o papel do consumo de frutas para uma alimentação saudável.

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