A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO PROTAGONISMO JUVENIL EM UM GRÊMIO AMBIENTAL
Marco Aurélio Pereira

O presente artigo relata estratégias e ações, em Educação Ambiental (EA), numa Escola Técnica em São Paulo por meio do protagonismo juvenil. O projeto surgiu a partir da percepção da ineficiência dos mecanismos tradicionais utilizados para as abordagens em EA. Assim, foram propostas iniciativas impulsionadas pelo protagonismo juvenil permitindo construções que viabilizassem a participação discente. O trabalho estruturou-se em etapas: 1) sensibilização discente; 2) discussão e construção de ideias; 3) seleção de propostas; 4) implementação de ações ambientais. O projeto vem sendo desenvolvido, desde 2013, com a participação de alunos que analisam situações-problema e exercem a proatividade na resolução dos desafios. A articulação do projeto pauta-se em assembleias semanais instituídas por meio do Grêmio Ambiental. Tais ações têm sido fundamentais para o envolvimento e o amadurecimento dos alunos, bem como para mudanças comportamentais formando cidadãos atuantes nas demandas socioambientais.

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