O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Márcia Maria King Rabe
Siumara Aparecida de Lima

 

 

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro - PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática, a ser disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico, buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura, nas séries iniciais, bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas, testadas na prática de sala de aula, pelas crianças.

home