BRINCANDO COM A FÍSICA: ESTIMULANDO O INTERESSE E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS COM O "JOGO DE FORÇAS"
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Gracilane Almeida Duarte
Celia Maria de Sousa Limeira

 

Como objetivo geral, a pesquisa buscou investigar a utilização de um jogo educativo para ensinar física em aulas de ciências dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Especificamente, o estudo pretendeu identificar a contribuição do jogo educativo "jogo de forças" no trabalho dos conteúdos conceituais de física, além dos conteúdos procedimentais e atitudinais. A pesquisa tem um caráter qualitativo, com um enfoque direcionado para um estudo de caso. A análise dos dados procurou seguir a técnica de análise de conteúdo. Valorizaram-se conteúdos procedimentais, pois várias habilidades puderam ser observadas no momento de aplicação do jogo, além dos atitudinais, pois os alunos se ajudaram, cooperaram, demonstraram laços de afetividade e solidariedade, e principalmente se respeitaram, pois o momento era, muito mais, de construção de conhecimento do que de competição. Finalmente, a proposta de utilização do jogo estimulou o interesse pelo conteúdo de física, pois os alunos se viram desafiados a aprender tal assunto para terem sucesso com a utilização do jogo.

home