FEIRAS DE CIÊNCIAS E PIBID FÍSICA: ARTICULANDO AÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Adriana Cruz da Silva

O presente trabalho traz apontamentos sobre a realização de uma Feira de Ciências, articulando-a à perspectiva de ensino por projetos em um movimento de parceria com programa de iniciação à docência. Destaca-se a aproximação realizada entre a educação básica e a superior, de modo a construir uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação docente. A avaliação da proposta foi desenvolvida por professores-supervisores, pertencentes à rede estadual paulista, e licenciandos, com discussão sobre os aspectos destacados. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente e indica a necessidade de mais ações colaborativas junto aos professores em serviço e em formação visando à promoção da melhoria do ensino e da aprendizagem das Ciências da Natureza na Educação Básica. Destaca-se, também, a importância da iniciativa como elemento de motivação e de suporte ao trabalho do professor na Educação Básica, o qual se reconhece valorizado.

home