DA
SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO AO CONHECIMENTO COMPLEXO: UMA
ABORDAGEM SOBRE A CIÊNCIA ECÓLOGICA
Camila Ferreira Pinto das Neves
Gionara Tauchen
MITOS DA PROPAGANDA DE
PRODUTOS NATURAIS: RAÇÃO HUMANA E A PROMOÇÃO DA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Lêda Glicério Mendonça
Nos centros urbanos, há uma imposição à busca pela Saúde, pela Estética e pelo bem-estar em combate aos malefícios causados pelas consequências da vida moderna. Este trabalho é um dos desdobramentos de uma pesquisa, que discutiu a influência da propaganda sobre o consumo inadequado de produtos naturais, em especial a Ração Humana, e culminou em uma ação de Educação em Saúde. O marketing deste produto fundamenta-se na cultura da medicalização e no valor simbólico do medicamento que entende a Saúde como um bem de consumo. Os dados coletados, em entrevistas, e as observações de palestras administradas sobre o tema, em meios acadêmicos, demostrou que, mesmo que o público tenha formação suficiente para refletir sobre o impacto dos produtos que consomem sobre a sua Saúde, a mídia se apresenta como um poderoso instrumento de convencimento.