ESTUDOS SOBRE O
FRACASSO ESCOLAR: PRODUÇÕES ACADÊMICAS NOS ANOS DE 2005
A 2010
Gabriela Maia Fischer,
Patricia Murara Stryhalski,
Verônica Gesser,
Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos
O fracasso escolar é uma problemática persistente no cenário educacional brasileiro. A partir da década de sessenta vem sendo objeto de estudo entre pesquisadores e teóricos. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de um levantamento bibliográfico a respeito das produções acadêmicas existentes sobre a temática "fracasso escolar". A análise envolveu noventa e seis dissertações de mestrado e vinte e cinco teses de doutorado registradas nos resumos do site da Capes. O artigo está dividido em três seções que discorrem sobre: o período analisado entre os anos de 2005 a 2010; as modalidades de ensino pesquisadas e as questões metodológicas mais utilizadas. Os resultados dessa investigação indicam que as produções acadêmicas sobre o Fracasso escolar estão acentuadas no estado de São Paulo. A maioria destina-se a estudos dentro da modalidade do Ensino Fundamental e caracterizam diferentes aspectos de dificuldades na aprendizagem das crianças.
![]() |
![]() |
![]() |