UTILIZAÇÃO
DE FRUTOS DA VEGETAÇÃO DE SERGIPE COMO RECURSO DIDÁTICO
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Christopher Anderson Santos Souza, Ana Paula
do Nascimento Prata, Marlécio Maknamara
O ensino de botânica constitui-se um desafio para os professores de Ciências e Biologia. Uma estratégia inicial é fazer com que os estudantes enxerguem a importância econômica dos vegetais. Neste sentido, tornam-se necessários maiores estudos, nessa área do conhecimento, além da confecção de material didático que auxilie os professores da educação básica durante as aulas de Botânica. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma estratégia de ensino de Botânica, baseada na utilização de frutos da vegetação de Sergipe, além de identificar os problemas mais comuns enfrentados por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados à botânica. Para esta finalidade, a partir da análise de questionários aplicados a alunos da educação básica e professores das redes pública e particular de ensino da Grande Aracaju, uma minicarpoteca, um jogo didático e aulas experimentais de Botânica foram elaborados. Conclui-se que é preciso a adoção de diversos métodos de ensino que contribuam para uma aprendizagem mais significativa sobre Botânica.
![]() |
![]() |
![]() |