EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO FORMAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Maria das Graças Alves Cascais, Augusto Fachín Terán

A educação, geralmente, prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida. Nesse sentido, faz-se necessário uma educação, ao longo da vida, a fim de dar suporte aos vários aspectos sejam eles, econômicos, sociais, científicos e tecnológicos, impostos por um mundo globalizado. O artigo discorre sobre os três tipos de educação: formal, informal e não formal, seus conceitos e objetivos, e a contribuição dos diversos espaços educativos onde ocorrem. Tem, também, como objetivo demonstrar em que consistem as três modalidades de educação e como se desenvolvem na educação em ciências. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e visita a um espaço não formal, acompanhando uma atividade desenvolvida naquele espaço em relação à popularização da ciência. Nas leituras realizadas, é consenso, entre os autores pesquisados, que a escola não consegue sozinha dar conta das múltiplas informações ocorridas a cada momento no mundo. Portanto, é necessário estabelecer parcerias e utilizar outros espaços educativos, presentes na comunidade, para que os estudantes tenham uma educação mais contextualizada.