CONTRIBUIÇÕES DE AULAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Sonia Claudia Barroso da Rocha, Augusto Fachín Terán

 

Neste trabalho discutimos a contribuição dos espaços não formais para o Ensino de Ciências, analisando como se dá o processo de aulas de Ciências Naturais em um espaço não formal, desde seu planejamento até a avaliação da contribuição da visita para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, traçou-se um percurso metodológico caracterizado pela abordagem qualitativa, construídos a partir das técnicas de observação participante e aplicação de questionários com 21 estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Manaus. A avaliação da atividade realizada indica que as visitas aos espaços não formais, quando são intencionalmente pensadas e planejadas para ensinar ciências usando os recursos disponíveis naquele espaço contribuem para maior aprendizagem dos três tipos de conteúdos contemplados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: conceituais, procedimentais e atitudinais de Ciências Naturais.

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