Diário da Construção de um Museu de Ciências por Alunos de Ensino Fundamental
Guy Barros Barcellos, Regina Maria Rabello Borges, Maria Salett Biembengut

O presente trabalho, apresentado em forma de diário, mostra os vários papéis que um Museu de Ciências pode demonstrar em uma escola. O diferencial reside na formação deste espaço, chamado de "Museu da Natureza", ter ocorrido através da "construção participativa", ou seja, fazer o Museu com trabalhos e pesquisas de alunos de Ensino Fundamental. Durante um período de seis meses, compreendendo o início da construção até a inauguração, os autores apresentaram cada reunião com os estudantes como momentos de aulas práticas e não-formais. Nestas aulas os alunos construíram exposições sobre o sistema solar, o planeta Terra, origens da vida, biologia celular e molecular, paleontologia e oceanologia. Musealizaram e catalogaram coleções de moluscos, corais e fósseis de vertebrados, invertebrados e vegetais. Este relato servirá como uma sugestão e um guia para professores de Ciências que queiram realizar alfabetização científica organizando, com os alunos um museu na escola.