Uma abordagem CTS ao ensino de ciências: oficina interativa sobre a regulamentação do uso científico de animais no Brasil.
Ana Tereza Filipecki, Ana Margarida Ribeiro Amaral

 

O artigo descreve uma oficina piloto, realizada com 17 estudantes de pedagogia de uma universidade pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, em abril de 2009. A experiência ocorreu durante a aula de Práticas de Ensino, com a finalidade de explorar um tema controverso e atual - a regulamentação do uso científico dos animais - utilizando uma estratégia didática centrada na interação entre os participantes, orientada pelo docente e apoiada por especialista. Trata-se de um exemplo de atividade de ensino de ciências inspirada na abordagem Ciência & Tecnologia na Sociedade (Science & Technology in Society - Projeto SATIS), experiência britânica pioneira na elaboração de material didático de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O relato tem como objetivo apresentar um modo de introduzir novos conteúdos curriculares no ensino de ciências, baseado na colaboração entre docentes e especialistas que buscam apoiar o desenvolvimento de uma educação científica crítica e inquisidora.

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