Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e o ensino de Física: uma experiência de sala de aula
Eros dos Santos Ramos, Deise Miranda Vianna, Simone Pinheiro Pinto

Apresentamos a aplicação de parte do material produzido pelo grupo PROENFIS-UFRJ (VIANNA, 2008), Levitação Eletrodinâmica (PAULA., 2005), com um roteiro adaptado, em virtude das necessidades impostas pelo público alvo e pelas condições estruturais do ambiente de sala de aula. O trabalho foi executado em um Colégio Estadual, situado no bairro de Marechal Hermes no Rio de Janeiro – RJ, em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, na modalidade de formação geral, no período noturno. Foram introduzidos temas como: campo magnético, o conceito de interação à distância, a Lei de Faraday, a Lei de Lenz. Como pratica pedagógica, houve uma boa interação dos alunos com as discussões propostas. Este fato nos aponta indícios de que o desenvolvimento e discussões de situações-problema podem contribuir para a compreensão de conhecimentos científicos e tecnológicos, além de permitir atitudes críticas dos alunos diante dos temas que envolvem ciência, tecnologia e meio ambiente.

home