O ENSINO DE BOTÂNICA NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS BASEADA NA METODOLOGIA DE ESTUDOS DE CASO
Rosalina Evangelista dos Santos
Guadalupe Edilma Licona de Macedo
Julio César Castilho Razera


 

Este artigo refere-se a um relato de experiência didática de Botânica, que foi aplicada numa turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseada na metodologia de estudos de caso apresentada por Andrew Graham, foram abordadas e analisadas três situações fictícias sobre plantas medicinais. O objetivo investigativo da experiência didática esteve pautado no delineamento de limites e possibilidades dos estudos de caso na EJA serem utilizados para favorecer a aprendizagem significante (Rogers) e significativa (Ausubel) em assuntos de botânica. Os resultados mostraram que o saber popular pode servir de base para a construção do saber cientifico, havendo flexibilidade na interpretação e analise dos resultados por meio da metodologia estudo de caso. Os estudos de caso destacam-se por sua versatilidade e por permitirem transitar por diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma construção teórica, cientifica, permeando o cotidiano dos pesquisando. Ao final, as possibilidades superaram os limites na experiência executada, notadamente na articulação entre o perfil dos alunos, o tema botânico escolhido, os procedimentos metodológicos dos estudos de casos e os pressupostos teóricos (ausubelianos e rogerianos).

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