ENSINO BASEADO EM INVESTIGAÇÃO:
UMA ABORDAGEM À DENGUE

Consuelo da Costa Martins
Nívia Magalhães da Silva Freitas
Nadia Magalhães da Silva Freitas

 

 

No contexto de uma nova postura epistemológica, o professor deve favorecer o desenvolvimento de situações de aprendizagens que propiciem questionamentos e investigações, o que se alinha a perspectiva de ensino baseado em investigação. Uma atividade de pesquisa é, sem dúvida, uma importante estratégia no ensino de Ciências. Assim entendendo, propusemos uma atividade investigativa derivada de uma preocupação dos alunos, notadamente relacionado ao seu cotidiano. Na busca de um objeto de investigação, surgiu o tema Dengue. Diversas estratégias foram adotadas para a constituição da investigação: roda de conversas, aula-passeio, trabalho de campo, entrevistas etc. Os alunos mostraram-se comprometimentos com a atividade, entusiasmados com cada descoberta. Nesse novo cenário, configurou-se o tripé: curiosidade, investigação e descoberta, tornando o processo de ensino e de aprendizagem socialmente significativo.

home