SAÍDAS A CAMPO: POSSIBILIDADES DE
ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTE
NÃO FORMAL

Erisnaldo Francisco Reis
Claudionor de Oliveira Pastana
Simone Beatriz Reckziegel Henckes
Miriam Ines Marchi
Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

As saídas a campo são estratégias de ensino importantes para a formação de estudantes dos diferentes níveis de ensino. Neste artigo, descreve-se as atividades desenvolvidas por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, na disciplina: Saídas a Campo em Educação Ambiental Aplicadas às Ciências Exatas, especificamente, realizada em um Parque ambiental privado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é apresentar o Parque Ambiental como possibilidade de estratégia para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma atividade na trilha ecológica para coleta de informações e elaboração da proposta de ensino e de aprendizagem tendo como ponto de referência o Parque. Os resultados apontam que a partir da trilha e discussões realizadas pelos discentes e docentes tem-se que os Parques Ambientais são de grande potencial para o desenvolvimento de atividade interdisciplinar.

home