SIGNIFICANDO UMA EXPERIÊNCIA DE
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Bianca Miceli
Reinaldo Bozelli
Laísa Freire

A divulgação científica (DC) é uma ação de mediação do conhecimento cientifico a um público não especializado e que pode auxiliar o estudante a integrar os saberes científicos escolares, ao seu cotidiano. Neste sentido, as ações de DC podem ser informacionais ou dialógicas, mas que buscam estimular a participação cidadã em assuntos de Ciência e Tecnologia. Neste trabalho, caracterizamos como a experiência da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Universidade Federal do Rio de Janeiro contribui para a formação do biólogo (bacharel e licenciatura). A partir da significação de experiências narradas pelos estudantes de graduação houve a oportunidade de um trabalho em conjunto entre graduandos de licenciatura e bacharelado.